Spotify
O Spotify é um colosso de streaming de música com milhões de usuários e uma trajetória de crescimento que o torna uma ameaça crescente para a concorrência. Suas opções de serviço são bastante simples – uso gratuito, que inclui anúncios e uso premium, que não possui anúncios.
De qualquer forma, o Spotify é pago, mas eles querem que os clientes convertam para seu pacote premium.
E é exatamente isso que eles tentam em sua página inicial.
Em vez de incentivar inscrições, a primeira coisa que você vê na página inicial do Spotify é a chamada à ação para gerar assinaturas premium. A oferta especial deles muda de vez em quando, mas o objetivo, como acontece com todas as chamadas à ação, é apenas gerar conversões.
A chamada à ação do Spotify faz muitas coisas certas: o esquema de cores é simples, a foto de fundo é identificável, a cor chama a atenção e o botão de assinatura é fácil de encontrar. No entanto, o anúncio em si é bastante ocupado para uma chamada à ação.
A estratégia deles está funcionando , o que é notável, pois pode ser difícil se concentrar em uma página com tanta coisa acontecendo em um espaço tão pequeno.
A imagem de fundo já apresenta uma praia, um suéter visualmente cheio e vários tons de cores. O primeiro plano tem um texto claro e fácil de ler, mas é acompanhado por espaços em branco irregulares que perfuram o próprio anúncio.
Ainda assim, você não pode contestar os resultados da estratégia geral do Spotify. Isso levou a um crescimento incrivelmente rápido nos últimos anos, à medida que o Spotify disputa uma participação de mercado amplamente dominada por seus concorrentes.
Mas só porque o Spotify está experimentando um crescimento de seus apelos à ação não significa que eles encontraram a única solução possível.
Na verdade, a abordagem exatamente oposta pode produzir resultados semelhantes.
Medium
Medium é uma rede aberta de artigos que permite aos usuários escrever conteúdo, publicá-lo em seu site e compartilhá-lo com outros usuários. É semelhante ao WordPress, exceto que os usuários têm um local centralizado onde podem visualizar as postagens que outros fizeram, e o conteúdo geralmente é mais voltado para notícias do que para blogs.
Como o conteúdo do Medium é gerado pelo usuário, eles sempre precisam de novos usuários. Sua chamada à ação reflete isso, ao mesmo tempo em que dá crédito à ideia de que – às vezes – menos é mais.
Essa frase de chamariz também não é frontal e central – está na lateral da página e o conteúdo gerado pelo usuário domina o corpo.
A frase de chamariz é, na verdade, parte da barra lateral do grandepexinxa, que inclui tags em destaque e histórias populares. E embora possa não apresentar muitas cores atraentes, os detalhes em toranja se destacam contra a coloração neutra do restante da página. Não é muito, mas funciona.
No entanto, o fato de sua chamada para ação ser tão pequena pode ajudar a explicar por que existem três outras maneiras de se inscrever e se tornar um usuário no Medium.
Todos esses botões (exceto “Mais opções”) levam você à mesma tela de inscrição. Mas o modelo de negócios do Medium é baseado em conteúdo gerado pelo usuário, portanto, eles podem aproveitar o tempo e o espaço para atrair o maior número possível de usuários em potencial. Afinal, quando você lança uma rede larga, às vezes você ganha uma bota velha, às vezes para pegar peixes e às vezes você ganha ouro.