Entenda a sobreposição

Antes de integrar efetivamente o marketing de conteúdo à sua estratégia de marketing de SEO, é importante entender a relação entre os dois. O SEO inclui qualquer esforço que você faça para aumentar a visibilidade do seu site nos mecanismos de pesquisa, como criação de links, mídia social e otimização na página. Mas o marketing de conteúdo se enquadra nesse guarda-chuva?

Não completamente. De acordo com o CMI , é: O processo de marketing e negócios para criar e distribuir conteúdo relevante e valioso para atrair, adquirir e engajar um público-alvo claramente definido e compreendido – com o objetivo de conduzir uma ação lucrativa do cliente. Basicamente, quando você cria conteúdo (postagens de blog, artigos, infográficos, guias gratuitos etc.) E embora isso possa melhorar sua visibilidade nos mecanismos de pesquisa (especialmente se o conteúdo que você criar atrair links de outros sites), nem sempre deve ser criado pensando no usuário.

Parte do seu conteúdo deve existir simplesmente para construir sua marca e seu relacionamento com os clientes. Mesmo que não tenha um impacto direto nas classificações, ainda é uma importante função de marketing. Dito isso, se você é novo no marketing de conteúdo, pode começar com um conteúdo que provavelmente melhorará seu SEO.

Veja como:

Analise suas páginas existentes

Se você já possui uma estratégia de SEO, provavelmente possui algumas páginas em seu site otimizadas para diferentes palavras-chave. Mas quanta informação você realmente fornece sobre essas palavras-chave? Por exemplo, digamos que estou prestes a fazer uma caminhada, mas não tenho certeza do que levar.

Eu pesquiso “lista de verificação de mochila” e o primeiro resultado é esta página da REI. Claro, muitos dos itens em sua lista estão vinculados a produtos que eles vendem. Mas alguns – como passes para parques e papel higiênico – estão lá simplesmente porque são importantes para os caminhantes lembrarem, mesmo que a REI não se beneficie ao incluí-los. Esta página forneceu exatamente o que eu estava procurando quando procurei por uma lista de verificação de mochila, o que significa que a REI conseguiu fornecer conteúdo útil e gratuito.

Mas os visitantes do seu site podem dizer a mesma coisa quando acessam uma de suas páginas otimizadas? Se a resposta for não (ou se você não tiver certeza), você tem algum trabalho a fazer. Vasculhe as páginas do seu site e anote as palavras-chave para as quais cada uma é otimizada. Em seguida, determine se cada página fornece as informações que os usuários que pesquisam essas palavras-chave desejam logicamente.

As páginas que não são os pontos principais para melhorias. Observação: se você perceber durante esse processo que alguma das palavras-chave está desatualizada ou simplesmente não é uma boa escolha (muito ampla ou competitiva), faça uma pesquisa de palavras-chave e selecione as substituições.

Expanda seu conteúdo

Depois de identificar as páginas a melhorar, é hora de reforçá-las.

No entanto, isso não é uma desculpa para começar a divagar sobre seus produtos – lembre-se, marketing de conteúdo é fornecer valor ao seu público . Considere o que seu público deseja ao pesquisar as palavras-chave de cada página, seja para saber mais sobre sua empresa, fazer uma compra ou simplesmente encontrar informações relacionadas ao seu setor. Em seguida, crie-o.

Veja, por exemplo, a página da yepcosmeticos que encontrei em uma pesquisa por “corrida em trilha”, na parte superior, há links para perfis de corredores em trilha, seu blog de corrida em trilha e produtos para corrida em trilha. O foco da página é um filme (sobre corrida em trilha), seguido de detalhes sobre seu plano de construir 80 quilômetros de pistas de corrida no Chile, perfis de corredores de resistência conhecidos e fotos de paisagens tiradas por funcionários. Então, na parte inferior, eles listam alguns de seus produtos relacionados “favoritos”. Então, embora a página, em última análise, direcione os visitantes para fazer uma compra, ela só o faz depois de fornecer a eles uma riqueza de conteúdo interessante – uma abordagem geral sólida .

O tipo de conteúdo que você cria depende do que sua empresa tem a oferecer, portanto, embora o exemplo acima se refira especificamente a varejistas de comércio eletrônico, qualquer empresa pode se beneficiar do conteúdo. Esta postagem da CMI e esta da HubSpot fornecem excelentes exemplos para sua empresa imitar.

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