Conceitos e diferenças entre HTTP e HTTPS

Você já viu as duas siglas e acha que é a mesma coisa, mas são bem diferentes.

As siglas HTTP e HTTPS já são figurinhas carimbadas na internet há muitos e muitos anos, dificilmente alguém que já navegou na internet não se lembra de ao menos uma destas siglas. Elas são diferentes versões do Hipertext Transfer Protocol, ou “Protocolo de Transferência de Hipertexto” em português, e é neste endereço onde passavam todas as trocas de informações entre um cliente e um servidor.

O que é “HTTP”?

Como dito no parágrafo anterior, o HTTP é a sigla que define o protocolo onde passam todas as trocas de informações entre um cliente e um servidor, é também a versão mais antiga do HTTPS, desempenham as mesmas funções, mas o HTTPS é mais moderno e seguro.

Usado pela primeira vez em 1999, o HTTP foi “a base” da internet durante muitos anos, pois estava praticamente em todas as atividades praticadas na internet. Foi utilizado por quase dezoito anos, até ser atualizado por motivos de segurança.

O que é “HTTPS”?

A sigla é praticamente igual a anterior, pois foi adicionada a letra “S” a fim de representar a palavra “Secure” (quer dizer “seguro” em inglês), portanto a sigla atual é “HTTPS” e quer dizer “Hipertext Transfer Protocol Secure”.

Essa segurança não é tão simples assim, ela depende da adição de um protocolo de segurança entre cliente e servidor, a chancela do acordo para esta adição é chamada de handshake. Após este handshake, o servidor envia um certificado para o cliente, este certificado dá a prova de que a criação de site feita pelo cliente estará em um lugar mais seguro.

É justamente esse certificado que protege o site do cliente, pois atua como uma chave criptografada que dificulta a chegada de terceiros às suas informações trocadas com o servidor. O certificado faz uso de dois protocolos de segurança: O TLS (Transport Layer Security) e SSL (Secure Socket Layer).

Um exemplo prático é a necessidade de se contratar um serviço de engenharia elétrica, pois problemas elétricos podem acontecer a qualquer hora do dia. Para que você veja qualquer informação sobre serviços como manutenção de muflas elétricas, serviço de filtragem de óleo mineral isolante (feito para deixar o óleo mineral isolante limpo e em plenas condições para manter a temperatura do gerador equilibrada) entre outros vários outros serviços. Para que você efetue a contratação dos serviços, é vital que o site em questão te passe confiança, e isso é possível com links HTTPS.

Diferença entre HTTP e HTTPS

A principal diferença entre ambos é a segurança, pois ficou perceptíveis as defasagens na segurança no primeiro protocolo, isso fez com que este fosse atualizado e tivesse uma boa melhora na sua segurança, e foi desta maneira que surgiu o HTTPS, protocolo usado em todo o planeta há alguns anos.

A popularização do HTTPS foi muito rápida, isso é perceptível em números estatísticos, pois os domínios em HTTPS ainda estão em franco crescimento. De 2014 a 2018, a porcentagem de domínios que aderiram ao protocolo HTTPS nos cem mil melhores domínios dos Estados Unidos aumentou de 7,6% para 31,5%, o que mostra a crescente evolução na adesão ao HTTPS e consequentemente o abandono ao protocolo antigo.

Com a segurança maior, o novo protocolo já mostrou que irá substituir todos os links do protocolo antigo, mas saiba que essa não é a única qualidade sobre o HTTP.

A credibilidade é muito maior em links que adotaram o protocolo atualizado, quase unânime a confiança, isso se deve à segurança maior dos domínios, e a propaganda disso feita pelo Google foi perfeita, pois foi discreta e eficiente. Essa propaganda se trata daquele pequeno cadeado que aparece na barra de navegação antes do link, quando este cadeado está verde, significa que o Google diz que este link é seguro. Caso este cadeado esteja vermelho, nem pense em colocar seus dados ali, pois aquele site não oferece a maior segurança disponível.

Outro ponto que influenciou no crescimento do HTTPS foi a recomendação do Google de promover sites que estejam de acordo com o novo protocolo. Caso você crie um site e queira que ele alcance os números mais altos possíveis, basta seguir as recomendações do Google e otimize seu site. Com um site otimizado, seu site tende a conseguir cada vez mais espaço nos resultados de pesquisa do Google, podendo fazer com que seu trabalho fique visível para uma quantidade maior de pessoas.

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