Quer saber a nossa escolha? As melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave para a maioria são Semrush e Ahrefs .
A busca orgânica é a fonte número um de tráfego na web, ocupando uma participação de 53,3% . Portanto, é aqui que seu foco precisa estar se você quiser resolver qualquer problema de trânsito que possa ter.
Uma boa ferramenta de pesquisa de palavras-chave ajudará você a descobrir toneladas de termos que você pode segmentar para atrair mais visitantes. Isso ajudará você a avaliar sua posição no ranking e poderá esmagar os concorrentes com sua estratégia de SEO
As 5 melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave
- Semrush – Melhor para análise da concorrência
- Ahrefs – Melhor para análise de SERP
- WriterZen – Melhor ferramenta de palavras-chave para marketing de conteúdo
- SEO PowerSuite – Melhor para pesquisa de palavras-chave locais
- Mangools – Melhor para gerar ideias de palavras-chave
Dê uma olhada em nosso resumo das melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave para diferentes objetivos e estratégias de SEO:
Semrush – Melhor para análise da concorrência
A análise das palavras-chave dos concorrentes é benéfica em vários níveis. Primeiro, você obtém informações sobre as táticas dos concorrentes. Você mesmo pode adotar táticas semelhantes para competir.
Além disso, você vê onde estão os pontos fortes e fracos em sua estratégia de SEO, permitindo que você encontre e feche quaisquer lacunas de palavras-chave. Isso se refere às palavras-chave que podem estar faltando em seu site e que você pode usar para obter uma vantagem.
O Semrush é uma excelente ferramenta para análise de concorrentes, pois permite uma visão detalhada do mercado e do cenário de pesquisa como um todo, juntamente com informações sobre concorrentes específicos. Assim, você pode usar a ferramenta para monitorar seus rankings e garantir que nenhuma outra marca passe na sua frente.
Primeiro, use a ferramenta Market Explorer da Semrush para localizar seus maiores concorrentes. A plataforma exibirá esses concorrentes em um gráfico de quadrante útil para você, colocando os concorrentes em quatro categorias, incluindo jogadores de nicho, revolucionários, líderes e jogadores estabelecidos.
O WIDGET GROWTH QUADRANT DA SEMRUSH MOSTRA COM QUEM VOCÊ ESTÁ COMPETINDO E SUA POSIÇÃO GERAL NO MERCADO, TAMANHO E TAXA DE CRESCIMENTO.
Em seguida, use a ferramenta Keyword Gap para encontrar palavras-chave que você compartilha e não compartilha com os concorrentes. Você pode realizar uma análise de até quatro concorrentes ao mesmo tempo e destacar as melhores oportunidades de palavras-chave para você buscar.
São recursos como esses que tornam o Semrush a melhor ferramenta da lista para encontrar palavras-chave que realmente farão a diferença para o seu site em termos de SEO.
O Semrush possui um plano gratuito que permite dez pesquisas por dia. Isso inclui pesquisas nas ferramentas Keyword Magic, Keyword Gap e Keyword Overview.
Mas se você quiser realizar mais pesquisas, precisará optar por um plano pago que começa em $ 119,95 por mês. Você também pode experimentar o Semrush gratuitamente por sete dias .
Ahrefs – Melhor para análise de SERP
É vital que você observe determinadas métricas de palavra-chave e SERP para avaliar a viabilidade de uma palavra-chave. Em outras palavras, que tipo de impacto a palavra-chave terá e se vale a pena persegui-la em primeiro lugar.
O Ahrefs tem sido uma das ferramentas de criação de links mais populares por um tempo. No entanto, também oferece uma ferramenta de Explorador de palavras-chave extremamente útil. O tipo de métricas e pesquisas às quais você pode obter acesso é incomparável.
Por exemplo, seus dados de volume de pesquisa são talvez os mais precisos do mercado. Isso ocorre porque o Ahrefs usa dados de clickstream para atualizar os volumes de pesquisa mensalmente.
Além disso, o Ahrefs é a única ferramenta no mercado que estima o número de cliques que uma palavra-chave recebe. Isso é muito útil para avaliar o verdadeiro impacto de uma palavra-chave. Os volumes de pesquisa podem ser altos para uma palavra-chave, mas de nada adianta se ninguém clicar nos resultados.
O Ahrefs também mostra outras métricas avançadas que você não verá em nenhuma outra ferramenta, como taxa de retorno e porcentagem de cliques pagos.
O EXPLORADOR DE PALAVRAS-CHAVE DO AHREF PERMITE PESQUISAR MILHARES DE PALAVRAS-CHAVE E OBTER INFORMAÇÕES SOBRE VOLUME DE PESQUISA, MÉTRICAS DE CLIQUES, VISÕES GERAIS DE SERP E MUITO MAIS.
Os planos pagos da Ahrefs começam em $ 99 por mês. É a única maneira de obter acesso à ferramenta Keyword Explorer, entre outras, como SEO Dashboard e Rank Tracker.
Você pode, no entanto, acessar as Ferramentas para webmasters do Ahrefs gratuitamente . Isso inclui Site Explorer e Site Audit, que ajudam você a manter um site saudável, além de monitorar suas palavras-chave e backlinks.
WriterZen – Melhor ferramenta de palavras-chave para marketing de conteúdo
SEO e marketing de conteúdo andam de mãos dadas. Você não pode fazer um sem o outro. O conteúdo é vital para a construção de um catálogo de classificações de palavras-chave semânticas e de cauda longa para ajudá-lo a classificar os termos maiores ao longo do tempo.
O WriterZen é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave voltada para a criação de conteúdo SEO. Para isso, seu algoritmo produz listas de palavras-chave relacionadas junto com informações de intenção de pesquisa. E permite que você colete essas informações em escala.
Um recurso particularmente interessante é o Golden Keyword Score. Ele usa uma fórmula especial para ajudá-lo a encontrar a palavra-chave precisa de cauda longa que você deve usar como palavra-chave principal com base em sua escolha de potencial de classificação ou valor potencial.
VOCÊ PODE USAR O FILTRO GOLDEN KEYWORD SCORE PARA SEGMENTAR AS VERSÕES EXATAS DAS PALAVRAS-CHAVE DE CAUDA LONGA NECESSÁRIAS PARA CLASSIFICAR NAS SERPS.
Além disso, a ferramenta ajuda a gerar grupos de palavras-chave por meio da ferramenta Topic Discovery. Nesse caso, são grupos de palavras-chave que produzem resultados de pesquisa semelhantes e uma classificação semelhante.
Você pode então filtrar esses resultados para descobrir quais tópicos devem se tornar conteúdo de pilar em seu site e quais são subtópicos. Em outras palavras, você desenvolve uma estratégia de conteúdo que cobre tópicos de forma abrangente e aumenta as classificações.
Os pacotes do WriterZen começam em $ 27 por mês quando você paga anualmente .
SEO PowerSuite – Melhor para pesquisa de palavras-chave locais
As empresas locais podem fazer suposições sobre o tipo de termos de pesquisa que as pessoas locais usam. Isto é um erro. Se você fizer isso, poderá perder palavras-chave que pode segmentar para adquirir mais clientes.
Por exemplo, você pode estar segmentando o termo “paisagismo de Chicago”. No entanto, a população local pode realmente estar procurando por termos, como “hedging Chicago” ou “manutenção do gramado Chicago”. Você não quer perder esses clientes e é por isso que é importante encontrar as palavras-chave locais de maior volume.
O que é bom sobre o Rank Tracker do SEO PowerSuite é que você pode usá-lo para aprimorar as palavras-chave locais de acordo com a região, país ou cidade. Você pode acompanhar as classificações de sua área local, outras áreas locais que deseja segmentar e até mesmo vários locais ao mesmo tempo.
PRIORIZE AS PALAVRAS-CHAVE QUE DESEJA SEGMENTAR E VEJA SEU POTENCIAL COM A FERRAMENTA RANK TRACKER.
O SEO PowerSuite tem um excelente pacote gratuito que inclui rastreamento ilimitado de palavras-chave e acesso às suas quatro ferramentas principais – Rank Tracker, Website Auditor, SEO SpyGlass e LinkAssistant.
Os planos pagos começam em $ 299 para o ano e oferecem acesso ilimitado a outros recursos, como o número de páginas que você pode rastrear como parte de uma auditoria de SEO.
Mangools – Melhor para gerar ideias de palavras-chave
O objetivo de uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave é, obviamente, gerar ideias de palavras-chave. Mas o problema reside no fato de que a maioria das ferramentas gera resmas e resmas de dados que podem ser difíceis de classificar para encontrar as melhores ideias de palavras-chave para o seu site.
É aqui que a Mangools pode ajudar. A ferramenta é conhecida por sua simplicidade. Ao apresentar apenas as métricas mais vitais, fica mais fácil escolher as palavras-chave mais fáceis de classificar – aquelas com alto volume de pesquisa e baixa dificuldade. A propósito, o Mangools também possui dados precisos para essas duas métricas.
O KWFINDER É BONITO EM SUA SIMPLICIDADE E É ÓTIMO PARA VER O QUE SEUS CONCORRENTES ESTÃO CLASSIFICANDO, OBTER VOLUMES DE PESQUISA E ENCONTRAR PALAVRAS-CHAVE MAIS FÁCEIS DE CLASSIFICAR.
A simplicidade torna mais fácil para qualquer novato em SEO gerar ideias sólidas de palavras-chave. Mas existem configurações avançadas que você pode trazer se for um SEO mais experiente. Por exemplo, você pode realizar pesquisas de palavras-chave locais, descobrir volumes históricos de pesquisa e descobrir o que é tendência.
Os planos começam em $ 29,90 com um desconto anual. E você pode fazer um teste gratuito de 10 dias .
Como encontrar a melhor ferramenta de pesquisa de palavras-chave para você
A maioria das ferramentas de pesquisa de palavras-chave terá um conjunto semelhante de recursos – listas de palavras-chave, filtros úteis, análise de métricas e afins. Assim, ao escolher uma ferramenta, você precisa descobrir o que a destaca e/ou em quais áreas ela se especializa.
Em seguida, descubra qual ferramenta corresponde aos elementos importantes para sua marca, o que você espera alcançar e as estratégias que segue. Por exemplo, se você precisasse de uma ferramenta para ajudá-lo a superar concorrentes fortes, usaria a Semrush. Mas se você precisa de uma ferramenta para sua pequena empresa local, pode escolher o SEO PowerSuite e assim por diante.
No entanto, aqui estão alguns itens obrigatórios quando se trata de ferramentas de pesquisa de palavras-chave:
Dados ricos e precisos
Naturalmente, você precisa de uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave com não apenas uma abundância de dados, mas também dados precisos e atualizados regularmente. Isso ocorre porque não faz sentido perseguir palavras-chave que seu público não usa mais.
Esses dados devem incluir pelo menos as métricas básicas que ajudarão você a avaliar o valor e o impacto de uma palavra-chave. São aspectos como volume de buscas e nível de concorrência. Você também pode procurar métricas mais avançadas, por exemplo, dados de fluxo de cliques, como no caso do Ahrefs.
Os dados que você encontrar também devem ser mais precisos do que os que você pode encontrar por meio de uma ferramenta gratuita, como o Planejador de palavras-chave do Google.
O planejador de palavras-chave do Google é uma plataforma gratuita que fornece estimativas amplas para o volume de pesquisa, por exemplo, “1k-10k” e “10k-100k”.
O GOOGLE KEYWORD PLANNER GRATUITO NÃO É CAPAZ DE FORNECER NÚMEROS EXATOS PARA VOLUME DE PESQUISA OU DADOS HISTÓRICOS.
Nesse caso, seria fácil superestimar ou subestimar o valor de uma palavra-chave. E é difícil comparar essas palavras-chave quando todas têm um volume de pesquisa com os mesmos parâmetros amplos.
Fontes de dados confiáveis
Semelhante ao acima, para que as palavras-chave e métricas relacionadas sejam úteis para você, elas precisam ser de uma fonte confiável. As melhores ferramentas têm seus próprios algoritmos e rastreadores poderosos que coletam dados.
O Ahrefs, por exemplo, não é afiliado a nenhuma fonte externa, como Alexa ou Google. Ele possui seu próprio banco de dados de consultas de pesquisa alimentado por dados de clickstream, que é de fato o maior do mundo.
A Semrush usa fontes de terceiros para coletar informações de SERP do Google. Mas ele usa seu próprio algoritmo e métodos proprietários para classificar, analisar e apresentar os dados com cuidado.
Dicas e sugestões úteis
Uma das principais razões pelas quais você adiciona qualquer ferramenta ao seu repertório é que ela melhora a eficiência de um processo. Em outras palavras, é preciso um pedaço do trabalho duro e faz isso por você.
Isso vale para as ferramentas de pesquisa de palavras-chave. Você quer uma ferramenta que forneça sugestões claras e úteis. Podem ser sugestões de palavras-chave ou estratégias que eliminam as suposições e o ônus da tomada de decisões.
Isso é precisamente o que a Semrush faz com sua ferramenta de análise de lacunas de palavras-chave, por exemplo. Aqui você pode ver uma lista clara e simples de oportunidades de palavras-chave a serem seguidas:
O KEYWORD GAP EXECUTA UMA ANÁLISE DE SUAS PALAVRAS-CHAVE ESCOLHIDAS COM AS DE SEUS CONCORRENTES.
Ele permite que você tome medidas imediatamente.
O WriterZen faz algo semelhante na maneira como fornece clusters de tópicos. Essencialmente, ele fornece uma lista de possíveis títulos de postagens de blog que o ajudarão a classificar.
Resumo das principais ferramentas de pesquisa de palavras-chave
As melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave geram ideias de palavras-chave que terão impacto nas classificações do seu site. Eles compreendem recursos individuais que alimentam diferentes estratégias de SEO, desde SEO local até conteúdo de SEO e análise de concorrentes.
Nossas principais escolhas, Semrush e Ahrefs , se destacam por seus recursos altamente avançados e exclusivos, bem como pela grande variedade de dados disponíveis. No entanto, existem outras ferramentas disponíveis que podem ser mais adequadas ao seu objetivo final.
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