De onde vem o tráfego do seu site?
Se você está contando com as pessoas para encontrá-lo por meio de uma pesquisa no Google, a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) precisa estar no topo de sua lista de prioridades.
Você não conseguirá gerar leads para o seu negócio se ninguém conseguir encontrá-lo.
Você sabia que 93% das experiências na Internet começam com um mecanismo de pesquisa? O que acontece depois que alguém faz uma pesquisa?
O primeiro resultado no Google tem 33% de chance de ser clicado.
Isso significa que, se você não for o número um na página, acabou de perder um terço do tráfego potencial.
O que é ainda mais surpreendente é que 75% das pessoas nem clicam na segunda página dos resultados da pesquisa.
A razão pela qual outros sites estão classificados acima do seu no Google é porque eles estão fazendo um esforço consciente para melhorar seu SEO.
Felizmente, não é tarde demais para você começar.
Há certas coisas que você pode fazer para aumentar suas chances de obter uma classificação mais alta nas pesquisas do Google.
Melhorar as classificações de SEO depende da qualidade do seu site ou blog
Principais ferramentas de SEO que os profissionais realmente usam para melhorar as classificações de SEO
Se você deseja melhorar as classificações de SEO, precisará de uma ferramenta de SEO. Aqui estão as melhores opções.
- SEMRush – Melhor software geral de SEO
- Ahrefs – Melhor Software de SEO Avançado
- Yoast – Melhor Plugin de SEO para WordPress
- Screaming Frog – Melhor software de rastreamento de SEO
- Pitchbox – Melhor Software de Divulgação
Você pode ler nossas análises completas de cada ferramenta de SEO aqui.
9 etapas para melhorar as classificações de SEO
Eu identifiquei as principais maneiras de melhorar sua classificação de SEO . Aqui estão eles.
- Melhore a velocidade de carregamento da sua página
- Produza conteúdo de alta qualidade
- Otimize seus links
- Otimize seu site para dispositivos móveis
- Formate sua página corretamente
- Incentive o compartilhamento nas redes sociais
- Use palavras-chave apropriadamente
- Crie URLs limpas, focadas e otimizadas
- Obtenha seu nome lá fora
Passo 1 – Melhore a velocidade de carregamento da sua página
O tempo de carregamento da página é importante por alguns motivos.
Em primeiro lugar, se a velocidade de carregamento for muito lenta, o Google reconhecerá isso e prejudicará sua classificação. Mas um site lento também afetará a maneira como os visitantes do site se envolvem com suas páginas. Como resultado, essas interações negativas também prejudicarão sua classificação.
Veja como as taxas de abandono aumentam para sites com tempos de carregamento de página longos:
QUANDO SEU SITE OPERA LENTAMENTE, OS VISITANTES FICAM FRUSTRADOS E MUITAS VEZES ABANDONAM SEU SITE POR OUTRA OPÇÃO.
Quão lento é muito lento?
A pesquisa mostra que 40% dos visitantes abandonarão os sites se a página demorar mais de 3 segundos para carregar. O que é ainda mais chocante é que 80% desses visitantes não retornarão ao site. Isso é terrível para o seu ranking de SEO porque, em última análise, mata o tráfego para o seu site.
Mas, por outro lado, se sua página carregar rápido, as pessoas continuarão voltando. O algoritmo do Google reconhecerá a popularidade do seu site e ajustará sua classificação de pesquisa de acordo. Isso torna extremamente importante otimizar a velocidade da página e o tempo de resposta do servidor .
Se você quiser testar a velocidade do seu site, existem serviços online como o Pingdom disponíveis gratuitamente. Isso permitirá que você teste seu site de diferentes locais em todo o mundo.
Se você achar que seu site está lento, verifique o tema e os plug-ins do site. Se o seu servidor lento é o culpado, confira minha lista dos melhores provedores de hospedagem na web e transfira para um novo host!
Passo 2 – Produza Conteúdo de Alta Qualidade
Com que frequência você atualiza seu site?
Se você não o tocou desde o dia em que o construiu, provavelmente não tem uma ótima classificação de SEO no momento.
Para direcionar mais tráfego para seu site e aumentar sua popularidade, você precisa dar aos visitantes um motivo para continuar voltando. Seu conteúdo precisa ser de alta qualidade, recente e relevante.
Outro fator que afeta sua classificação de SEO é o chamado tempo de permanência. Isso está relacionado a quanto tempo as pessoas gastam em seu site por visita.
Se o seu site tiver informações novas, empolgantes ou interessantes, ele manterá os visitantes em sua página por mais tempo e melhorará seu tempo de permanência. Sites que fornecem conteúdo altamente informativo geralmente têm tempos de permanência longos.
Salve suas ideias de conteúdo em um só lugar em todos os aplicativos de documentos que você usa.
Aqui está outra coisa a considerar.
O Google Chrome controla mais de 63% da participação no mercado de navegadores de Internet , tornando-o o navegador mais popular do mundo.
DE ACORDO COM AS ESTATÍSTICAS DA INTERNET DE 2022, O GOOGLE CHROME DOMINA O MERCADO DE NAVEGADORES COM MAIS USUÁRIOS DO QUE TODOS OS OUTROS NAVEGADORES COMBINADOS
Quando os usuários marcam seu site em um navegador Google Chrome, isso pode ajudar sua classificação de SEO.
Conteúdo relevante e de alta qualidade aumentará as chances de seu site ser marcado pelos visitantes.
Otimize suas imagens
Fotos e outras imagens são ótimas para o seu site. Mas você precisa garantir que elas sejam otimizadas adequadamente se quiser que essas imagens melhorem sua classificação de SEO.
Refiro-me a fatores como formato e tamanho do arquivo. Imagens enormes podem diminuir o tempo de carregamento da página, o que, como eu disse, prejudica sua classificação. Redimensione ou comprima suas imagens para otimizá-las.
Você também pode usar suas imagens para esgueirar-se em palavras-chave, nomeando-as de acordo. Por exemplo, digamos que você tenha um site que vende artigos de toalete ou outros produtos de banho. Em vez de nomear uma imagem como “shampoo1”, você pode chamá-la de “melhor shampoo para cabelos longos”.
Você também pode usar palavras-chave estrategicamente no título da sua imagem, bem como na legenda ou descrição.
Divida seu conteúdo com tags de cabeçalho
Os títulos são outra maneira de ajudar a melhorar a experiência do usuário em seu site. Eles dividem o conteúdo e o tornam mais fácil de ler ou folhear. Além disso, os cabeçalhos tornam tudo mais atraente, o que é sempre benéfico.
Se o seu site for apenas uma parede de texto, isso desencorajará as pessoas a gastar muito tempo nele. Como resultado, sua classificação de SEO sofrerá.
Se você estiver executando seu site no WordPress, poderá alterar facilmente as tags de cabeçalho. Eu uso tags de cabeçalho para todos os meus sites e postagens de blog. Se você não estiver utilizando esta ferramenta, eu recomendo que você comece o mais rápido possível.
Comece a blogar
Os blogs são ótimos para o seu negócio. É uma excelente ferramenta para geração de leads e ajuda você a interagir com os visitantes do seu site.
Mas o que a maioria das pessoas não percebe é que os blogs também melhoram as classificações de SEO. Aqui está o porquê.
Como já mencionei, produzir conteúdo novo, atualizado e relevante pode levar as pessoas ao seu site e dar a elas um motivo para permanecer em suas páginas por um tempo. Bem, os blogs são o canal perfeito para você conseguir isso. Se você conseguir estabelecer um grande grupo de leitores fiéis, poderá obter muito tráfego para seu site diariamente.
Além disso, você também pode incorporar outras coisas sobre as quais falei até agora em suas postagens, como imagens e tags de cabeçalho. Outros elementos, como links, maior legibilidade e palavras-chave, também podem ser incorporados nessas postagens. Vou falar sobre eles em breve.
Entender tudo relacionado a blogs impacta positivamente sua classificação no mecanismo de pesquisa.
Adicionar mais do que texto
O conteúdo do seu site não deve ser apenas palavras escritas. Como eu disse anteriormente, as imagens também são ótimas, mas há mais coisas que você pode adicionar para melhorar sua classificação de SEO.
Considere adicionar outros elementos multimídia, como vídeos, apresentações de slides ou áudio ao seu site. Tudo isso pode ajudar a melhorar a experiência do usuário.
Para começar, os consumidores querem ver mais vídeos. E as empresas estão respondendo, com 86% delas usando o vídeo como ferramenta de marketing, continuando uma tendência constante.
É muito mais fácil assistir algo do que ler sobre isso. Mas há uma correlação direta entre vídeos e outras fontes de multimídia em seu site e sua classificação de SEO. Esses recursos podem melhorar drasticamente a quantidade de tempo que alguém passa em seu site. Dependendo da duração dos seus vídeos, as pessoas podem ficar na sua página por vários minutos. Se isso acontecer, certamente aumentará sua classificação de pesquisa.
Use infográficos
Os infográficos têm um grande impacto no SEO. Na Kissmetrics, usamos infográficos para gerar mais de 2 milhões de visitantes e 41.142 backlinks. E nossa estratégia comprovada de infográfico ainda está florescendo:
Para que seus infográficos sejam superpoderosos, você precisa de duas coisas: ótimo design e ótimo conteúdo. Não negligencie o conteúdo ao criar infográficos. Muitas pessoas fazem isso, e adivinhem? Seus infográficos não funcionam bem.
Também recomendo combinar seu infográfico com pelo menos 2.000 palavras de conteúdo de alta qualidade. Isso ocorre porque o Google não indexa o texto no próprio infográfico, portanto, escrever um conteúdo longo dará a você um poder extra de classificação.
Um último truque em infográficos. Faça-os se mover! Um dos infográficos mais legais que já vi é este sobre chitas. O legal disso não são os dados. É como os dados e as visualizações se movem dentro do gráfico.
Então, quão bem-sucedido foi esse conceito? Digamos que 1.170 sites tenham links para ele. Nada mal para um infográfico.
Transforme uma postagem padrão em uma postagem de formato longo
Não vou insultar sua inteligência afirmando o fato óbvio de que o conteúdo de formato longo é melhor classificado do que, digamos, um post típico de 500 palavras.
Você já sabe disso. Mas aqui está um pequeno truque legal que você pode fazer com conteúdo fino.
Procure um post mais curto, com menos de 1.000 palavras, isso é muito bom, mas nunca atingiu todo o seu potencial. Em seguida, gaste 30 minutos “reforçando” adicionando mais conteúdo, tabelas, gráficos, recursos visuais, etc. até que seja um conteúdo longo de boa-fé.
Verifique se o seu site é legível
Lembre-se de seu público ao escrever conteúdo em seu site. Se você deseja que as pessoas visitem seu site e passem algum tempo nele, fale em termos que elas possam entender.
Não tente soar como um médico ou advogado (mesmo que você seja um). Seu conteúdo deve ser escrito de forma que a maioria das pessoas possa entender.
Não tem certeza se seu conteúdo é legível? Você pode usar recursos online para ajudar. Um dos meus favoritos é Readable.com. Ferramentas como essa podem ajudá-lo a identificar palavras que podem ser muito longas ou difíceis para as pessoas compreenderem.
Etapa 3 – Otimize seus links
Há certas coisas que você pode fazer para aumentar a credibilidade do seu site. Claro, você pode fazer reivindicações, mas parece muito melhor se você as apoiar. Todas as suas reivindicações de dados devem estar vinculadas a fontes confiáveis e autorizadas. Como você pode ver pelo que leu até agora hoje, eu mesmo faço isso.
Mas aqui está outro exemplo que ilustra o que estou falando em uma postagem de blog que escrevi sobre geração de leads no Twitter:
“Todos os meus fatos são citações de fontes de autoridade. E fiz questão de usar hiperlinks de saída para esses sites.”
Você não deve apenas criar links para sites de autoridade, mas também garantir que todas as informações sejam recentes. Observe que o gráfico que usei no exemplo acima é de 2017. Links de saída para recursos de 2009 são irrelevantes e não serão tão eficazes para sua classificação de SEO.
Você também deve incluir links internos. Esses links direcionarão os visitantes para outras páginas do seu site. Usei essa técnica na primeira frase desta seção. Se você rolar para cima e clicar no link, você será redirecionado para outro post do blog do Quick Sprout.
Conserte quaisquer links quebrados
Se você estiver usando sites de autoridade para hiperlinks, não precisa se preocupar com a quebra de links. Mas ainda pode acontecer. Links quebrados podem destruir sua classificação de SEO. Além disso, não parece bom quando um link que você fornece aos seus visitantes os leva a um site inválido. Você pode usar ferramentas como Dead Link Checker para procurar links com erros em seu site:”Você pode usar isso para verificar todo o site ou páginas específicas. Se você se inscrever, também poderá configurar sua conta para ser verificada automaticamente. Sempre que um link ficar inativo, você será contatado imediatamente para que possa substituí-lo. “Você também pode usar esse recurso para monitorar outros sites relevantes para o seu setor. Como isso pode ajudar o seu SEO? Bem, se um link ficar inativo em outro site, você pode notificar o webmaster dessa página e pedir que ele substitua o link inativo por um link para o seu site. Você está fazendo um favor a eles ao informá-los sobre um problema com o site deles, para que eles possam estar dispostos a fazer um favor em troca. Isso vai direcionar mais tráfego para seu site. Links de saída de outros sites para sua página também ajudarão a melhorar sua classificação de SEO.
Encontre Oportunidades de Link no BuzzSumo
Você pode usar o mesmo processo com o BuzzSumo. Basta digitar sua frase de pesquisa e você obterá uma lista de resultados. Aqui está o que eu ganho com “marketing de conteúdo”:
A partir daí, clique em “Visualizar compartilhadores” em qualquer artigo de seu interesse. Você verá uma lista de pessoas que compartilharam esse artigo. Todas essas pessoas podem ser pessoas em potencial com as quais você deseja estabelecer relacionamentos, o que pode eventualmente se traduzir em oportunidades de criação de links/blogs convidados.
Diversifique Seus Links
Existem muitos tipos diferentes de links que você pode obter, como links de rolo de blog, links de página inicial, links de postagens de blog, links de diretório, links educacionais, links de rodapé etc. Os SEOs tendem a criar apenas um, em vez de cada um, desses tipos de links. Se você deseja ter uma classificação alta, não pode se concentrar apenas em um tipo de método de criação de links, como links de diretório. Em vez disso, você precisa obter links para seu site em blogs, diretórios e, às vezes, nas páginas iniciais de outros sites. Apenas certifique-se de que os links que você está criando também sejam relevantes, pois esses links tendem a ter o maior impacto. Por exemplo, com o Quick Sprout, tenho uma variedade de sites com links para mim, incluindo sites de notícias, blogs e sites educacionais. A diversificação dos links que chegam ao site é o que responde, em parte, por mais de 50% do meu tráfego mensal do Google.
Se os links forem difíceis de encontrar, pense lateralmente
Em alguns nichos – como marketing, receitas e nichos de entretenimento, por exemplo – é muito fácil conseguir links. Existem centenas de milhares de blogs que estão dispostos a criar um link para você se você fizer um bom caso.
Mas em alguns nichos, esses blogs simplesmente não existem. É quando você precisa ser criativo. Uma estratégia muito eficaz é obter links de nichos relacionados.
Por exemplo, se você for um encanador, os nichos relacionados seriam:
- faça você mesmo em casa
- decoração de casa
- beleza/vida (por exemplo, uma maneira adequada de desentupir pias ou evitar entupimentos)
Basicamente, pense em qualquer outro nicho ao qual você possa adicionar seus conhecimentos.
Então, todas as táticas típicas de SEO voltam ao jogo: postagem de convidado, postagem em fórum, etc.
Vamos a um exemplo. Digamos que você seja um decorador de interiores.
Um nicho relacionado é a compra e a propriedade de uma casa, que tem um público diferente dos típicos entusiastas de decoração de casa.
Você pode escrever sobre como a decoração da casa pode agregar valor à sua casa. Na verdade, essa é uma boa frase de cauda longa.
O que você poderia fazer com isso?
Você pode criar conteúdo para seu próprio site e, em seguida, entrar em contato com blogs de compradores/proprietários solicitando um link. Essa é uma tática padrão de SEO.
Como alternativa, você pode usar a ideia de uma postagem de convidado em um site popular.
Ele não apenas classificará a palavra-chave de cauda longa que você segmenta (enviando tráfego contínuo), mas também enviará muito tráfego de referência imediato do site em que você postou.
Comece pensando no maior número possível de nichos relacionados e, em seguida, gere o máximo de maneiras possíveis para agregar valor a esses nichos.
Etapa 4 – Otimize seu site para dispositivos móveis
Como tenho certeza de que você sabe, o uso de dispositivos móveis está aumentando.
Está crescendo tão rápido que já ultrapassou os computadores e laptops.
Na verdade, mais de 60% das pesquisas do Google vêm de dispositivos móveis.
Obviamente, o Google reconhece isso e classifica os sites de acordo.Seu site precisa ser otimizado para usuários móveis. Não há como contornar isso.
Se o seu site não estiver otimizado, isso prejudicará a experiência do usuário, afetando negativamente sua classificação.
Criar um aplicativo móvel
Você provavelmente acha que sou louco, mas ouça: criar um aplicativo móvel pode ajudar a fortalecer seu SEO .
Concedido, esta é uma opção bastante cara, mas também é um investimento .
Como exatamente um aplicativo pode impulsionar seu SEO? O Google agora está indexando aplicativos na pesquisa do Google com o Firebase App Indexing .
Quando as pessoas estão procurando por palavras-chave em seu nicho, elas podem encontrar seu aplicativo e isso cria um SEO interessante.
Por exemplo, ao pesquisar “reservar um restaurante” no Google, você encontrará um aplicativo na primeira página:
Quando seu aplicativo aparece em uma pesquisa do Google, ele se torna automaticamente um recurso valioso.
Mas voltando ao ponto principal – você pode ver os benefícios de ter um aplicativo de alto escalão no Google. Sim, é caro, mas vale muito a pena.
Passo 5 – Formate sua página corretamente
Leve o seu tempo quando estiver criando um layout para o seu site.
Ele precisa ser limpo, claro, organizado e organizado.
Considere coisas como o tamanho da fonte e a tipografia.
Use texto colorido, fonte em negrito e itálico com moderação .
Coisas como marcadores e listas de verificação facilitam a leitura do seu conteúdo pelos visitantes.
Dê uma olhada na Square.
É super limpo.
Eles têm uma imagem simples e uma quantidade razoável de texto.
A forma como o texto é formatado facilita a leitura das pessoas, especialmente com os marcadores.
Como você pode ver, a Square também incluiu diferentes tags de cabeçalho e subtítulos em sua página.
Se o seu site estiver cheio de imagens, anúncios, cores e blocos de texto, pode parecer não confiável.
A arquitetura e a navegação do seu site também se enquadram nessa categoria.
Um formato e design limpos melhorarão sua classificação de SEO.
Forneça informações de contato apropriadas
Falando em parecer não confiável, você já se esforçou para encontrar as informações de contato de uma empresa em um site? .
Eu sei que tenho. Isso nunca deveria acontecer. Todas as suas informações de contato devem estar claras e à vista para as pessoas encontrarem.
A pior coisa que pode acontecer é as pessoas começarem a denunciar seu site só porque você esqueceu de incluir seu número de telefone, endereço de e-mail e localização.
Isso vai esmagar seu SEO.
Etapa 6 – Incentivar o compartilhamento nas mídias sociais
Todas as empresas e sites precisam estar ativos nas mídias sociais.
Isso é praticamente conhecimento comum. Mas o que não é tão conhecido é que você pode melhorar sua classificação de SEO se as pessoas compartilharem links para seu site nas mídias sociais.
Aqui está um exemplo de um estudo de caso de site de controle de pragas em que eles executaram uma campanha projetada especificamente para aumentar o compartilhamento social:
O infográfico foi compartilhado 1.117 vezes em apenas duas semanas.
Durante essas mesmas duas semanas, o tráfego de busca orgânica do site aumentou 15%.
Como resultado, sua classificação de SEO também melhorou. E isso foi há pouco mais de algumas semanas.
Imagine os resultados que você verá se encorajar o compartilhamento social como parte regular de suas campanhas de SEO.
Uma das melhores maneiras de fazer isso é incluir ícones de compartilhamento social em todo o seu conteúdo.
Você também deve compartilhar links em suas páginas de mídia social.
Quando essas informações aparecem nas linhas do tempo das pessoas, basta um clique para que elas as compartilhem.
Passo 7 – Use palavras-chave apropriadamente
Dê uma olhada nos componentes do algoritmo de classificação do Google:
As palavras-chave desempenham um papel importante nesta fórmula.
Você deseja incluir palavras que as pessoas pesquisarão em todo o seu conteúdo. Mas faça isso com moderação.
Se você exagerar na saturação de seu site com palavras-chave, o Google perceberá isso e terá um efeito adverso em sua classificação.
As palavras-chave devem caber naturalmente nas frases.
Inclua-os em suas tags de cabeçalho e até mesmo nas legendas das imagens.
Você também deve usar palavras-chave de cauda longa , que são frases de três ou quatro palavras que podem ser encontradas em uma pesquisa.
Por exemplo, alguém provavelmente não pesquisará apenas a palavra “telefone” quando estiver procurando por algo.
Mas eles podem digitar a frase “melhor telefone para mensagens de texto” como alternativa.
Se suas palavras-chave corresponderem à pesquisa , seu site terá uma chance maior de obter uma classificação mais alta.
Escreva títulos e descrições dignos de cliques
Quando se trata de escrever títulos para mecanismos de busca, a primeira coisa que você precisa saber é que você só tem 65 caracteres para escrever seu título .
Você pode escrever o maior título, mas se tiver mais de 65 caracteres, será cortado. Isso é o que você vai ver:
Felizmente, a parte mais importante do título é salva, mas o resto é cortado. Portanto , mantenha-o curto .
Aqui estão algumas outras dicas a serem lembradas ao criar títulos dignos de cliques:
- Carregue seus títulos com palavras-chave – Você deve carregar todas as suas palavras-chave em seus títulos. Normalmente, as pessoas verificam apenas as duas primeiras palavras de um título .
- Mantenha-o previsível – Seu título deve clicar em uma página que atenda às expectativas do usuário.
- Claro – O leitor deve saber sobre o que é sua página da Web em 65 caracteres ou menos.
- Torne-o emocional – Dan Shure escreveu um ótimo guia para escrever títulos, e uma de suas lições mais importantes é tornar seus títulos emocionais. Veja seu artigo SEOmoz Seus títulos são irresistivelmente dignos de cliques e virais?! para grandes exemplos.
Escreva uma ótima meta descrição
A meta descrição é o próximo elemento que você deve otimizar. Se você visualizar o código-fonte, a tag ficará assim:
Se você usar um plug-in do WordPress como o All-in-One SEO Pack , obterá este formulário na parte inferior do editor do blog:
O Google facilitou isso dando dicas sobre como criar boas descrições . Aqui estão os dois mais importantes:
- Torne-os descritivos – carregue palavras-chave relevantes para o artigo. Se você gosta de fórmulas, pergunte “Quem? O que? Porque? Quando? Onde? Como?” Essa é uma fórmula que os jornalistas usam para reportar. Funciona igualmente bem ao escrever descrições.
- Torne-as únicas – Cada meta descrição deve ser diferente das descrições de outras páginas.
- Torne-as curtas – o Google limita as meta descrições a 160 caracteres ou menos.