Internet e uso social
A América do Norte tem a maior porcentagem de usuários da Internet em qualquer região do globo, com 88% . Também tem a maior porcentagem de usuários de mídia social, com 58%.
Campanhas Sociais Inovadoras
As campanhas sociais são extremamente populares na América do Norte, o que faz sentido, considerando que tem a maior porcentagem de usuários de mídia social de qualquer região do mundo.
Isso foi benéfico para as empresas no início, pois forneceu a elas uma maneira totalmente nova de atingir os consumidores. Agora que quase todas as empresas investem em social, no entanto, é preciso muito mais para se destacar. Embora as campanhas que incentivam a participação do público possam ser muito bem-sucedidas, está se tornando difícil conseguir que as pessoas contribuam à medida que mais e mais empresas tentam fazer crowdsourcing.
A Airbnb, empresa de aluguel de curta duração com sede em São Francisco, abordou esse problema criando uma abordagem totalmente nova para as campanhas de mídia social.
Em vez de pedir aos clientes que twittassem ou postassem no Instagram, eles pediram aos seus seguidores o Vines: a empresa divulgou uma lista de fotos que eles queriam e recebeu 750 envios de todo o mundo.
Eles então selecionaram 100 dos clipes de seis segundos e os compilaram no primeiro curta-metragem feito de videiras, chamado “Hollywood & Vines”.
O vídeo inteiro tem apenas cerca de quatro minutos e meio, mas seu conceito inovador gerou mais de 1.000 tweets com a hashtag #AirbnbHV .
América do Sul
Internet e uso social
A América do Sul é uma região interessante para estudar quando se trata de marketing digital, pois é a população da Internet que mais cresce no mundo . A partir de 2015, 50% da população tem acesso à Internet e 43% usam mídias sociais.
Também é interessante notar que eles têm o maior percentual de internautas que também usam mídias sociais , com 86%. A média mundial é de 69%, o que significa que, de todos os usuários da Internet no mundo, a população latino-americana é a mais atraída pelas mídias sociais.
Envolva-se com a Cultura Popular
Dada a enorme popularidade das mídias sociais, a América Latina é um lugar ideal para as marcas usarem o marketing de mídia social.
Uma marca que faz um ótimo trabalho nisso é a Sony Brasil.
Eles aproveitaram o fato de a Copa do Mundo FIFA 2014 ser realizada no Brasil e postaram fotos e vídeos durante todo o evento.
Essa cobertura foi extremamente popular entre os consumidores brasileiros, e a maioria de suas postagens recebeu mais curtidas e comentários do que postagens na página original da Sony no Facebook durante o mesmo período , apesar do fato de a página brasileira ter 3,4 milhões de curtidas e a original ter 7,1 milhões.
Este clipe em particular mostra crianças do Bola Pra Frenta, uma instituição educacional parceira da Sony, carregando a bandeira da FIFA para o campo.
Recebeu muitos comentários positivos dos fãs, assim como o restante da cobertura do FIFA da Sony. Isso mostra que os consumidores latino-americanos são um grande público para o marketing de mídia social e estão mais do que dispostos a se envolver com as marcas se fizerem um esforço para criar conteúdo relevante .
O take-away
Então, o que você deve tirar disso? Que os consumidores australianos exigem mais esforço para se envolver?
Que os norte-americanos adoram campanhas inovadoras de mídia social?
Que os sul-americanos são loucos por redes sociais? A coisa mais importante que você deve perceber é que conhecer seu público e seu relacionamento com a Internet é essencial para uma estratégia de marketing na Internet bem-sucedida, como no caso da vivermaniasaude.
Empresas como a Coca-Cola claramente fazem suas pesquisas sobre o relacionamento de vários consumidores com a tecnologia; na África, um aplicativo que incentiva os usuários a não usar telefones quando apenas 26% têm acesso à Internet seria desnecessário.
Mas nas Filipinas, Wi-Fi grátis não seria um grande incentivo, pois todo mundo já tem. Embora eu não esteja dizendo que você precisa criar aplicativos ou fornecer máquinas de venda automática gratuitas, vale a pena imitar sua dedicação à pesquisa do consumidor.
Se você está tentando criar uma estratégia de marketing digital ou melhorar a que já possui, lembre-se disso: conhecer seu público é o componente mais importante de uma campanha de sucesso .
Invista algum tempo e energia para descobrir o que eles querem, e você terá muito mais facilidade para decidir o que criar. Se você quiser saber mais sobre o uso mundial da Internet e da mídia social para poder direcionar melhor suas campanhas de marketing, dê uma olhada nesta apresentação da We Are Social para obter algumas informações.