1. Há quanto tempo você é The Publicity Hound ?
Comecei o negócio em 1996. Naquela época, não se parecia em nada com o que é hoje. Meu mercado era o sudeste de Wisconsin, e eu me promovia como um especialista em relações públicas nos bastidores da empresa que trabalharia com eles para determinar onde as pepitas de ouro de histórias interessantes estavam enterradas. Eu os ensinei como lançar, como construir relacionamentos com jornalistas, a etiqueta de convidar os repórteres para almoçar (não mergulhe no cheque), o que fazer em situações de más notícias (não se esconda) e como reciclar publicidade em mais hits de mídia (nunca fique satisfeito com apenas um hit de mídia).
Também ensinei os clientes a se sustentarem e se promoverem muito depois de eu ter ido embora. Algumas pessoas de relações públicas chamam isso de loucura. Eu chamo isso de valor agregado.
Quando construí um site, de repente meu pequeno mercado-alvo em um canto de Wisconsin se expandiu para se tornar o mundo inteiro. Fui um dos primeiros a adotar uma lista de e-mail opt-in. Meu histórico de publicação facilitou a produção de um e-zine semanal e minha lista de e-mail cresceu.
Voltei ao circuito de falas e falei de graça para quem quisesse me ouvir. Eu dirigia 90 milhas até Green Bay em uma tempestade de neve para falar com um público de seis pessoas porque sabia que havia uma chance de que uma delas se tornasse um cliente. Na época, enquanto meus amigos de negócios escreviam livros, eu produzia infoprodutos – e-books, relatórios especiais e teleseminars – vários por mês.
Eu os vendi no meu site e através do ezine. Hoje, criei mais de 150 produtos, alguns dos quais não estão mais disponíveis porque estão desatualizados. Escrevi vários e-books e tenho mais nove que serão adicionados à minha programação nos próximos meses.
As pessoas que precisam de acesso individual e de longo prazo a mim inscrevem-se no meu Programa de Mentores. E faço muitas consultorias telefônicas de hora em hora com proprietários de pequenas empresas que precisam de um impulso inicial com sua marca, marketing, publicidade e mídia social. Ainda estou no circuito de fala.
Eu também sou um fã fanático do Green Bay Packers. Quando falo fora da cidade, levo comigo um chapéu Cheesehead gigante de espuma amarela para dar como prêmio. É uma maneira de me ajudar a construir minha lista de e-mail e ajudar meu público a criar buzz para mim.
Antes do desenho do chapéu Cheesehead no final do dia, deixo o público modelá-lo, tirar uma selfie e postar no Facebook. Algumas semanas antes do evento, se eu tiver tempo, criarei um vídeo no YouTube como este para aumentar a participação e deixá-los saber um pouco sobre mim antes de eu chegar.
2. Como a Internet mudou as relações públicas para melhor? Para pior?
Não conheço um relações-públicas no mundo que pense que a Internet mudou as relações públicas para pior. A vantagem óbvia é que, com sites, canais do YouTube, podcasts e outras mídias sociais, as empresas podem atingir os consumidores diretamente, tornando-se a nova mídia. Chega de se ajoelhar diante dos jornalistas, tentando atrair a atenção deles e depois provar que merece o tempo e a atenção deles.
Empresas inteligentes vão aonde estão seus mercados-alvo, seja em um grupo Meetup ou em um podcast para um nicho superestreito. Eles estão compartilhando seus conhecimentos e provando valor muito antes de pedirem o pedido, ajudando as pessoas a resolver problemas – de graça. Um dos melhores lugares para fazer isso, aliás, são os grupos do LinkedIn.
Se você não está no número máximo de grupos que o LinkedIn permite, que é 50, você está deixando leads na mesa. E se a mídia tradicional cobrir você? Bem, isso é apenas molho.
A Internet também nivelou o campo de jogo para muitas indústrias. Antigamente, se você fosse um único proprietário sem um departamento de relações públicas, não teria chance contra um grande concorrente que tinha uma equipe de especialistas em relações públicas. Hoje, se você sabe mais do que os Big Dogs sobre marketing de conteúdo, como construir uma lista de e-mail e como atrair tráfego com vídeos do YouTube, pode deixá-los comendo poeira. Veja também um caso de blog de publicidade com a jurujubapublicidade.
Você pode parecer muito maior do que realmente é – e pode até terceirizar parte do trabalho. Como a Internet mudou as relações públicas para pior? Isso deixou algumas pessoas, especialmente os Boomers, tão intimidados pela tecnologia que se recusam a aprendê-la, e isso muitas vezes os tira da corrida.
Se isso soa como você, feche a loja e vá trabalhar para outra pessoa. Muitos proprietários de pequenas empresas não sabem como fazer algo tão simples quanto criar suas próprias assinaturas de e-mail. Outros usam endereços do Yahoo e do Hotmail para seus e-mails comerciais – um grande problema.