Nos dias atuais, a internet é muito popular e tem a possibilidade de agregar diversas pessoas, negócios e organizações ao redor do mundo inteiro de uma forma dinâmica e rápida. Por conta disso, a criação de sites passou a ser algo muito benéfico e constante na vida de quem possui acesso à internet
Benefícios de se ter um website
Podemos dizer que não irão faltar benefícios quando se trata de criar um site novo, seja para uso pessoal (como um portfólio profissional, por exemplo), para sua empresa, ou qualquer outro segmento que você tenha em mente. Esta ferramenta pode ser considerada como algo indispensável para o seu sucesso e isso já não é mais novidade para ninguém nos dias de hoje. Não estar presente nos meios online é sinônimo de perder oportunidades, negócios e a chance de se conectar com mais pessoas.
Por outro lado, não basta apenas estar no universo digital, é preciso se destacar em um ambiente que se torna a cada dia mais competitivo com o passar dos anos, uma vez que, diversas empresas tomam consciência da importância de marcarem presença na web para conquistarem cada vez mais vôos mais altos, querendo sempre conquistar os seus objetivos.
Se já faz tempo que você pensa em criar um site, mas ainda não o fez, está na hora de colocar essa ideia no topo da sua lista de prioridades. É possível que você esteja perdendo um volume considerável de clientes porque não transmite credibilidade estando fora da web, ou por outros motivos. Você já fez este questionamento?
Presença no universo tecnológico da web
A necessidade deste tipo de característica se desenvolveu de uma forma que, hoje em dia, é impensável para qualquer tipo de negócio não estar figurando na web ou não fazer isso da maneira correta. Ao não contar com uma página de qualidade, o seu negócio passa a não “existir” para o grande público, pois ele é bem menos “visível” do que os seus concorrentes que com certeza estão com suas marcas na internet.
Um site permite que você destaque todos os seus serviços do seu jeito, priorizando os aspectos mais estratégicos de cada um deles. Além disso, se torna um canal de comunicação direta com seus clientes, disponível vinte e quatro por dia, durante todos os sete dias da semana, sem nenhum custo adicional por isso.
Você pode fechar uma venda por meio de uma seção comercial e medir a sua taxa de conversão para otimizar os resultados. Além disso, um site serve como destino para apontar em posts de redes sociais ou e-mail marketing, e ainda, para entender os interesses do seu público por meio das interações dele com o conteúdo da sua página.
Chances de aumentar a sua visibilidade
O primeiro impulso da maioria das pessoas ao ouvir o nome de um produto ou serviço é buscar informações sobre ele no Google ou em outras plataformas de pesquisas. É importante que entre os resultados esteja o seu site oficial, um espaço sob o seu controle, que apresente suas soluções de maneira objetiva e persuasiva para que você tenha a possibilidade de cativar e atrair o seu público alvo para consumir os seus produtos e serviços
É natural que quando o público não encontre a sua marca, busque por outra capaz de entregar as mesmas soluções que você oferece e pelas quais ele está procurando. Por conta disso você precisa ter a sua marca estampada na web, sempre de uma forma que seja a mais atraente possível, para que assim esse possível cliente em potencial fique na sua empresa, pois caso você não consiga persuadir essa pessoa, pode ter certeza que os seus concorrentes estão loucos para conquistar ele antes de você.
Possibilidade da criação de um conteúdo estratégico
A presença e compartilhamento de conteúdo é o que move a internet, pois este tipo de recurso possui a capacidade de estar atraindo público e aumentando os pontos de interação dele com a sua marca. Contar com um bom site é essencial para que o seu negócio esteja bem na web, porque permite que você tenha um espaço para criar e compartilhar seu material e demonstrar a sua autoridade nos assuntos relacionados ao seu produto ou serviço.
Sem isso, você provavelmente dependerá de outras plataformas que não são totalmente suas, como as redes sociais, em que você não terá total controle sobre as interações com o seu conteúdo, e ainda, correrá o risco de o ter fora do ar quando você menos esperar, deixando você, seu negócio e seus colaboradores sem uma parte da captação de clientes.
Oportunidade de produzir conteúdos personalizados de acordo com a sua necessidade
Um site de qualidade serve como um reflexo fiel da sua empresa no ambiente digital, por isso, a capacidade de o personalizar, deixando-o com “a cara” da sua marca é um excelente motivo para que o você o tenha.
Todos os elementos do site devem ser coerentes com seu propósito, posicionamento, e ainda, com a identidade visual da sua marca. O seu cliente em potencial, quando chega até as suas páginas, precisa sentir que aquele espaço é uma extensão do seu negócio.
Presença para o mundo inteiro
A internet é internacional, permitindo que uma empresa fique conhecida além das próprias fronteiras e alcance um público até então impossível de ser atingido. É possível ampliar consideravelmente a sua área de atuação ao contar com o potencial de abrangência da web.
Dessa forma, você tem a possibilidade de atender pessoas que, sem o site, não teriam acesso à sua empresa, a não ser por telefone ou pessoalmente, e assim, se ampliam as suas chances de negócio.
Novo espaço para conquistar mais acordos
Um site de qualidade tem o potencial de servir como um de seus melhores vendedores, já que trabalha 24 horas por dia, e ainda, utiliza uma série de recursos a seu favor para atrair o público certo e agregar valor às suas soluções. O seu time comercial pode contar com este reforço para este seu negócio.
Possibilidade de alcançar um novo perfil de público
Nos dias atuais, todos os tipos de coisas podem acontecer por meio da internet, desde o consumo de entretenimento às comunicações e relacionamentos, acontecem nos meios online. Basta pensar nos sites de música e filmes on demand e nos aplicativos e sites de comunicação.
As pessoas, quando querem recomendar uma empresa, por exemplo, dificilmente têm em mãos o cartão de visitas, o folder, o número do telefone ou o endereço físico dela. Por isso, mesmo presencialmente, optam por mandar o link do site por meio dos apps de troca de mensagens. E se a sua empresa não tiver um link, não será indicada.
O novo perfil de público e seus hábitos de consumo estão cada dia mais dependentes dos meios online, portanto, se você deseja manter a sua empresa no mercado, não pode ignorar isso.
Excelente custo benefício
Ter um endereço na web custa muito menos do que ter um endereço físico, tanto em termos de aquisição, quanto no que diz respeito à manutenção. Sem contar que no meio online, esse investimento é capaz de atingir uma quantidade maior de pessoas durante muito mais tempo.
Basta pensar que manter um estabelecimento aberto 24 horas por dia, gerará mais despesas com energia elétrica e horas extras de colaboradores, por exemplo, enquanto um site na internet está disponível a qualquer hora do dia ou da noite sem custar um centavo a mais por isso.
Impulso de credibilidade do negócio
Websites bem estruturados, com um bom design e uma navegação que facilitam as interações, passam a imagem de profissionalismo e credibilidade para os usuários. Pense no seu próprio caso: você teria confiança em uma empresa com um site ruim e desatualizado?
Existem muitos sites de vários segmentos que não foram atualizados há muito tempo e estão parados desde o início dos anos 2000. Muita coisa mudou desde então, e quando se acessa um site assim, a impressão que se tem é de pouco cuidado com a marca.
E se não se tem cuidado com a própria imagem da empresa, imagine se terá com seus clientes? Por isso, enquanto seus concorrentes estão defasados, você deve se certificar de que o mesmo não aconteça com o seu negócio e desse modo, mostrar que está um passo à frente da concorrência.
Por isso, é hora de atualizar e garantir que a sua reputação online esteja de acordo com o que ela representa fora da web. Isso fará com que mais pessoas vejam valor nas suas ofertas e enxerguem o seu negócio como um nome de credibilidade na sua área de atuação.
Em outras palavras, o portfólio demonstra sua capacidade. A partir dele, o cliente ou o empregador pode compreender suas habilidades e competências a partir de amostras. Pense nele como uma vitrine, onde estão expostos os produtos que devem chamar a atenção do consumidor e mostrar qual é o perfil da loja.
Possibilidade de ter um layout responsivo
O uso de dispositivos móveis cresce exponencialmente com o passar dos anos, e hoje, é praticamente prioritário para um grande número de pessoas. Cada vez mais usuários navegam na internet a partir de tablets e smartphones, e isso altera a forma de interação com a maioria dos sites.
Isso significa que, se as suas páginas não estão adaptadas, você possivelmente está perdendo muitas oportunidades de fechar negócio. Layouts antigos não são responsivos, ou seja, não se adaptam às diferentes telas de distintos aparelhos.
Você pode perder a chance de conquistar um novo cliente simplesmente porque ele não conseguiu visualizar o seu site corretamente pelo celular. Entregar uma experiência ruim ao usuário pode fazer com que ele não volte mais.
Além disso, já há alguns anos, o Google prioriza os sites responsivos em seus resultados, e aqueles que não oferecem uma boa experiência mobile sequer são mostrados. Você não quer que o seu site fique de fora dos principais mecanismos de pesquisa, não é mesmo?
Possibilidade de alcançar as primeiras posições dos resultados de pesquisa do Google
O seu website pode ser criado através de diversas plataformas, seja Wix ou seja WordPress, você pode sim alcançar o lugar tão desejado por todos: o topo da primeira página dos resultados de pesquisa do Google.
Por conta disso, o Google se tornou uma referência em buscas e pesquisas, e ele criou várias recomendações e boas práticas para que os sites sejam encontrados nas buscas. Sites antigos ou criados em plataformas que não são otimizadas para as buscas podem ser o tendão de Aquiles do seu negócio.
Criar os websites que já são pensados para SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca), layout responsivo e com pontos de conversão espalhados pelas páginas são as melhores maneiras de tirar o máximo do seu espaço na rede.
A criação de um website para sua empresa é uma oportunidade de seguir as melhores práticas do Google para estar bem posicionado nas buscas, além de atender às exigências do público que navega pela web.
Desta forma, você pode vir a conseguir mais oportunidades de negócio e poderá reforçar a sua marca no ambiente digital.
Uso de uma publicidade feita de forma dinâmica
Ter um site adaptado às tendências modernas oferece acesso a tecnologias bastante vantajosas para o seu negócio. Um exemplo disso é a possibilidade de aumentar o seu rendimento com a veiculação de publicidade dinâmica nas suas páginas.
Serviços como a Rede de Display do Google AdWords somente funcionam em sites que aderem às diretrizes modernas de design e otimização. Ao se adaptar, você terá acesso a um novo mundo de possibilidades, envolvendo a veiculação de anúncios inteligentes.
Isso também vale na direção oposta: ao ter um site moderno e de qualidade que pode ser criado através de Wix ou WordPress, outros espaços virtuais podem servir de suporte para os seus anúncios espalhados na web. Afinal, eles oferecerão uma boa experiência aos visitantes e não serão barrados pelo sistema de publicidade do Google.
Maior otimização dos seus recursos
Você provavelmente não tem paciência para esperar um site lento terminar de carregar, certo? Na verdade, pouquíssimas pessoas têm. E isso também se aplica para o seu público, pois se ele tiver uma experiência negativa como essa, ao tentar acessar as suas páginas, dificilmente ele voltará para dar uma nova chance ao seu negócio.
Uma página que seja velha certamente sofre com problemas de otimização. Isso envolve desde um código-fonte com referências desatualizadas até imagens pesadas demais, sem a devida compressão.
Criar um site para empresa de maior qualidade inclui garantir que cada elemento dele esteja otimizado para diversos tipos de acesso.
Dessa forma, será possível contar com um site que carrega rapidamente e não exige muito do plano de dados de quem está usando o celular. Isso fará com que você tenha mais acessos e, consequentemente, conquiste mais clientes.
Possibilidade de fazer a renovação do design da página
As pessoas são criaturas visuais, ou seja, bastante influenciadas pelo que veem, e caso o design do seu site não seja intuitivo, dificilmente terá bons resultados com ele. Um dos benefícios de renová-lo é garantir que ele tenha o melhor design que precisa. Isso vai além de ter um layout bonito.
Cada uma das partes das suas páginas deve ajudar o visitante a chegar até o seu objetivo da maneira mais fluida e clara possível. É um trabalho que envolve o conhecimento a respeito do perfil do seu público e a implementação de todas as facilidades para encurtar o caminho.
A tecnologia é uma poderosa aliada para esse momento. Ao realizar testes, você pode testar duas mudanças simultâneas no seu site e monitorar os resultados que elas geram para determinar qual é a melhor direção a seguir.
Assim, você pode avaliar melhor o desempenho das opções pode ser escolher aquela que mais contribui para a conversão do usuário. Mesmo que os seus designs possam mudar de acordo com os programas que você usa, as plataformas de criação como Wix e WordPress, seu plano e modelo de website, entre outros diversos fatores.
Possibilidade de melhorar a experiência dos usuários
Quem tem dificuldades para acessar o seu site na internet, seja porque ele está repleto de erros, seja porque ele simplesmente não oferece as funções desejadas, dificilmente comprará de você.
Cada vez mais se fala na Experiência do Usuário (ou UX, User Experience), porque a web se tornou tão vasta e variada que as pessoas já têm expectativas prontas a respeito da qualidade do conteúdo que desejam ver. Afinal, com tantos sites melhores à disposição, os visitantes não perdem muito tempo em sites de qualidade baixa.
A melhor forma de ter certeza de que está no caminho certo é fazendo testes e implementando mudanças focadas em facilitar o acesso do público. Focar na experiência do usuário é, acima de tudo, ouvir a sua audiência e adaptar a sua estrutura a atendê-la bem.
Você provavelmente busca fazer isso em diversos outros aspectos do seu negócio, portanto, é essencial estender essa preocupação à sua presença na internet. Criar um site para empresa que seja renovado é uma ótima forma de implementar esse plano com o pé direito.
Crescimento corporativo
Se a sua empresa não renova o site há muito tempo, é bem provável que ela já tenha crescido nesse meio tempo, e com o crescimento corporativo, muitas coisas devem ter mudado, como novos produtos e serviços, ou até mesmo, uma nova identidade visual.
É muito importante que o site da sua empresa acompanhe essas mudanças, e demonstre para os seus clientes, o crescimento da organização. Esse é um dos meios de tornar público o sucesso da empresa e a credibilidade e eficiência da sua gestão corporativa.
Grande independência dos algoritmos das redes sociais
Cada rede social tem as suas regras, políticas de privacidade e limitações advindas delas e o seu conteúdo publicado nelas, fica sujeito a tudo isso, e até mesmo, a denúncias geradas por má interpretação de pessoas que nem sempre são o seu público.
Por isso, você acaba dependendo dessas limitações, às vezes até de formato, para manter o seu conteúdo online. Ao criar um site novo, você fica livre dessas regras e independente de formatos padronizados. Desse modo, você consegue publicar conteúdo diferenciado da sua concorrência que pode ainda estar presa aos padrões das redes sociais e postando mais do mesmo.
Após conhecer apenas algumas das vantagens de se construir um website, veja agora como você deve fazer isso, se será via Wix ou WordPress!
Conheça o Wix!
O Wix não ficou famoso por acaso. A empresa direciona um investimento pesado em publicidade e suas campanhas já incluíram espetáculos pirotécnicos e estrelas de cinema. Provavelmente, você já deve ter se deparado com banners e comerciais da marca em sites e vídeos do YouTube.
A simplicidade que a companhia transmite em seus anúncios é verdadeira. A plataforma é bastante intuitiva e focada no que o seu público procura. Um prato cheio para quem deseja entrar no mundo da web, mas não conta com qualquer conhecimento técnico sobre o assunto.
O editor de páginas do Wix transforma a criação de sites em uma brincadeira à parte e há templates para os mais variados tipos de negócios. O problema é que nem todos eles são responsivos.
Para os mais entendidos, a plataforma também permite algumas alterações em CSS e HTML, para não ficar só no arrasta e solta, além de plugins e interface para loja virtual.
Conheça o WordPress!
Ao pesquisar sobre o WordPress você vai se deparar com duas versões diferentes: o WordPress.com e o WordPress.org. O primeiro tem uma proposta semelhante ao Wix: é uma ferramenta totalmente online para criação de sites com várias opções de personalização.
O grande destaque, porém, fica por conta do WordPress.org. A plataforma é uma grande iniciativa open source (código aberto), com uma comunidade gigante de colaboradores ativos.
Diferente dos criadores de sites, essa versão do WordPress é um software que precisa ser baixado e instalado em um servidor local, ou em uma hospedagem contratada.
É o CMS mais popular do mundo e suas opções, funcionalidades e recursos de integração permitem a criação de blogs, sites e lojas profissionais. Seu uso não exige domínio em sistemas e linguagens de programação, mas é recomendável ter conhecimento técnico básico para instalar, configurar e gerenciar algumas ferramentas.
Wix ou WordPress? Qual a melhor plataforma para você utilizar para criar os seus websites?
Existem diversas plataformas para criar sites. Mas podemos dividir a grande maioria delas em duas categorias: construtores de sites e Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo. O Wix é um ótimo exemplo de construtor de sites, enquanto o WordPress representa os CMS ‘s.
Se você é novo na área, escolher a melhor plataforma para site pode ser um desafio. Para ajudar você nesta encruzilhada entre Wix ou WordPress, vamos comparar ambos em diversos critérios que são considerados fundamentais para saber qual destas plataformas é a ideal para você fazer uso.
Facilidade de uso
O foco desta seção é abordar o tipo de experiência que usuários que nunca criaram um site antes vão ter. O ideal é o usuário escolher entre WordPress ou Wix e imediatamente poder começar a trabalhar no seu site, sem precisar gastar semanas para descobrir como tudo funciona.
Já de início podemos dizer que o Wix é uma plataforma fantástica quando o assunto é facilidade de uso. Assim que a conta é criada você já tem acesso ao painel principal, onde as ferramentas necessárias são facilmente encontradas.
Existem algumas opções que podem ser um pouco avançadas para quem está apenas começando. Por exemplo, você provavelmente vai ter que verificar o manual da plataforma para utilizar o CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), assim como as ferramentas de marketing.
Mas ao abrir o editor de sites do Wix logo vai descobrir porque a plataforma é tão popular. O editor é extremamente simples de usar. Você pode adicionar elementos como imagens, textos, criar novas páginas, e até gerenciar a integração com apps de forma simples.
Em um espaço específico, podemos observar que há várias opções para editar o estilo do layout de sua página que lembra bastante um editor de fotos. O Wix ainda permite o uso de templates para ter páginas prontas em questão de minutos. Se você decidir usar um template sempre vai ter a liberdade de editar diversos aspectos para tornar seu site único.
Por fim, o Wix permite a criação de um site completo em poucas horas a partir do seu cadastro, o que é muito útil principalmente para quem nunca criou um projeto do tipo antes.
Já o WordPress é um pouco diferente quanto à facilidade de uso. Depois de instalar a plataforma no servidor de sua escolha, você terá acesso ao conhecido “painel do WordPress”. Ele possui diversas opções disponíveis já de início, mas uma olhada rápida já é suficiente para entender cada ferramenta.
Claro que ter muitas opções de personalização não é uma coisa ruim. Mas isso também significa que o WordPress leva mais tempo do que o Wix para você entender como a plataforma funciona. Isso se torna ainda mais evidente quando você acessa a parte de criação de páginas e posts. Criar qualquer um dos dois é simples e você consegue fazer com poucos cliques.
Porém editar essas páginas para que tenham a aparência que você deseja é um pouco mais complexo. Para isso você precisa encontrar um tema do WordPress que se enquadre em seu estilo e aprender a personalizá-lo.
É bom lembrar que muitos desses temas já possuem ferramentas de edição de páginas, além de existirem diversos plugins para isso. Em outras palavras, ter o tipo de experiência que o Wix oferece utilizando o WordPress é possível com as ferramentas certas.
No geral o Wix é mais simples de usar do que o WordPress. Mas é importante ressaltar que depois de aprender um pouco sobre o WordPress você vai ter muito mais liberdade e autonomia sobre seu site. Mesmo assim o Wix leva vantagem neste quesito e sai como vencedor.
Gerenciamento
Nesta etapa o foco será direcionado para as ferramentas que cada plataforma oferece para gerenciar seu site. Por ‘gerenciar’ nos referimos a tarefas essenciais para o bom funcionamento do seu site, como atualizações, identificar e corrigir bugs, limpar postagens antigas e daí em diante.
Primeiro vamos falar do Wix. Quando se trata do gerenciamento do seu site, este programa tem a proposta de deixar as coisas simples para que você não precise se preocupar com detalhes. Por exemplo, você não precisa se preocupar com a atualização da plataforma, já que é feita automaticamente. Da mesma maneira o Wix também torna simples as tarefas de duplicar, excluir e até migrar seu site para outra conta.
Entretanto, ao mergulhar mais fundo você vai perceber que a plataforma deixa a desejar em algumas funcionalidades que você vai precisar mais para frente. Por exemplo, sua ferramenta de Search Engine Optimization (SEO) não possui muitas opções.
Para acessar os dados analíticos do site, que é essencial para o crescimento, é necessário fazer um upgrade para uma conta premium. Isso não é algo necessariamente ruim se você é comprometido com a plataforma, mas no final das contas pode custar mais do que usar o WordPress.
O WordPress, por outro lado, possui diversas ferramentas de gerenciamento de site já de início. Por exemplo, ele permite a customização da URL do seu site, coisa que o Wix não faz.
Para ferramentas mais avançadas existe uma grande chance de ter um plugin para o que você procura, muitos deles são grátis. Só para dar um exemplo, o plugin Yoast SEO ajuda a ranquear melhor nos mecanismos de busca, e até melhorar o conteúdo.
Portanto, de maneira resumida, o Wix é mais direto quanto ao gerenciamento do seu site, com poucas mas estratégicas opções. Todavia o WordPress vai mais a fundo e oferece maior liberdade quanto ao gerenciamento de tarefas básicas e avançadas de seu site, o que é essencial. Por esse motivo o WordPress leva a melhor.
Instalação
Naturalmente, o Wix sai na frente nesse critério, afinal, ele não necessita de instalação. Esse modelo de serviço é chamado de “hosted” e quer dizer que os sites rodam a partir dos servidores do próprio Wix.
Os CMSs como o WordPress são plataformas self-hosted, ou seja, seus websites são executados a partir de um servidor local. Isso significa que, embora o software em si seja gratuito, será necessário contratar um plano de hospedagem para colocar o seu site no ar.
Segurança
Em um mundo perfeito qualquer plataforma deveria ser extremamente confiável. Ninguém mais deveria ter acesso às suas contas ou informações sensíveis além de você. Porém infelizmente não existe plataforma 100% segura.
O melhor que se pode fazer é evitar ao máximo o risco de possíveis invasões escolhendo uma plataforma que tenha boa reputação de segurança. Além disso, sempre existem maneiras de aumentar a segurança de seu site manualmente com as ferramentas certas (dependendo do software que você utiliza).
– Os usuários não possuem acesso para editar as configurações fundamentais da plataforma, evitando o risco de vulnerabilidades.
– As plataformas estão sempre atualizando automaticamente, não tendo o risco de algo estar desatualizado oferecendo riscos.
Isso não quer dizer que o Wix é uma plataforma impenetrável. Ela inclusive já teve problemas graves de segurança. Mas isso não é algo comum, e o Wix é uma ótima opção nesse quesito.
Com o WordPress a situação é um pouco mais complexa. Como a plataforma é a base para grande parte da internet, ela é o alvo de muitos hackers e invasores. Afinal uma pequena vulnerabilidade pode impactar diretamente milhões de sites.
Porém o WordPress em si é bastante seguro. Se você seguir algumas boas práticas como atualizar seu site, plugins e temas, você já estará bem seguro. O WordPress e sua comunidade frequentemente lançam atualizações de segurança para proteger seu site de ameaças recentes.
E mais, o WordPress tem a vantagem de contar com plugins e configurações avançadas de segurança. Eles tornam seu site ainda mais seguro. Resumindo, assim como no critério performance, você tem autonomia de personalizar seu site para ser ainda mais seguro.
No quesito segurança temos que considerar um empate entre WordPress e Wix. Ambas são naturalmente seguras, e o Wix tem a vantagem de oferecer um bom nível de segurança sem precisar mexer em configurações avançadas. Entretanto o WordPress tem potencial de ser ainda mais seguro se você disponibilizar um pouco mais de tempo e esforço.
Design e personalização
Qualquer plataforma que você escolher deve permitir que você crie qualquer tipo de site imaginável. Assim você vai poder colocar qualquer tipo de projeto em prática.
Mesmo se você estiver construindo um site simples é importante considerar a possibilidade de um crescimento. Pode ser que chegue a um ponto em que você vai precisar de algumas ferramentas mais avançadas. Você pode até expandir o tipo de site que você tem, como adicionando uma loja ou um blog.
O Wix é uma ótima opção quando se trata de personalização. Ele permite que você adicione diversas ferramentas e recursos úteis ao seu site, como seção de comentários, fóruns, chat e até lojas virtuais.
Assim como também disponibiliza várias opções de temas e ferramentas para alterar a aparência de seu site.
E quanto ao WordPress, podemos dizer seguramente que ele está entre os melhores do ramo quanto a personalização. A plataforma possui milhares de plugins e temas que podem alterar a aparência e funcionalidade de seu site de forma dramática, permitindo a criação de sites únicos com praticamente qualquer ferramenta que você possa imaginar.
Uma das principais vantagens é que a grande maioria dos plugins WordPress são grátis, o que significa que você vai poder adicionar ferramentas sem mexer no bolso. É muito comum ouvir que para qualquer ferramenta ou recurso que você queira colocar no seu site, existe um plugin para isso.
Finalmente é importante lembrar que o WordPress é uma plataforma de código-aberto. Isso significa que se você tiver conhecimento técnico pode alterar o código da plataforma para alterar as funcionalidades e aparência do seu site. Se você possui alguma experiência com programação ou está disposto a seguir vários tutoriais, pode criar sites com funcionalidades que o Wix passa longe.
Por esses motivos, precisamos salientar a grande vantagem do WordPress no critério design e personalização.
Comércio eletrônico
As pessoas estão cada vez mais vendendo produtos online. Por isso, vamos dar uma olhada em como cada plataforma se sai na criação de uma loja online.
Com a Wix, você tem a opção de adicionar uma loja virtual para o seu site. Contudo, você só pode adicionar um eCommerce com um plano pago.
Os planos de eCommerce da Wix vêm com todos os recursos que você vai precisar para vender os seus produtos, mas ele perde em comparação com outros add-ons.
As chamadas “Wix Stores” aceitam cartões de crédito ou débito, com a exceção do UnionPay – que está disponível apenas para alguns usuários. O sistema também não vai aceitar o uso de PayPal ou outras plataformas de pagamento que não são mencionadas no site da Wix.
O construtor de sites do WordPress, por outro lado, suporta sites de eCommerce. O plugin gratuito “WooCommerce” já é usado por 26% dos sites que estão na lista dos um milhão mais populares do segmento de comércio eletrônico.
O WordPress possui outros plugins gratuitos de eCommerce disponíveis para ajudar os usuários a comercializarem de tudo: serviços, produtos, assinaturas, eventos, etc. Você ainda precisa pagar uma taxa sobre as suas vendas, mas os plugins, como o já citado WooCommerce, entre outros que são gratuitos para instalar.
Quando se trata de comércio eletrônico, é fácil de ver porque o WordPress é a melhor plataforma. Com uma grande oferta de plugins gratuitos, ele permite que você tenha mais flexibilidade e escolhas. Enquanto isso, com a Wix, você precisa assinar o plano pago de eCommerce para receber os mesmos benefícios.
Valores
Quando se trata de dinheiro e de compromissos, é importante saber se você está recebendo um serviço que vale o que você paga. Tanto o Wix quanto o WordPress tomam caminhos bem diferentes nessa área. Vamos dar uma olhada.
O Wix oferece quatro planos premium para o seu site e quatro planos premium para o seu Negócio e o seu eCommerce. Cada um começa com um plano básico, mas que pode ser ampliado com mais recursos e mais espaço conforme o seu negócio cresce.
Sem um plano pago do Wix, você terá propagandas da marca nas partes superior e inferior do seu site, e não poderá usar um domínio customizado. Para usar recursos adicionais da Wix como eCommerce, você precisará fazer um upgrade do seu plano.
O WordPress possui código aberto, o que significa que ele é gratuito para quem quiser utilizá-lo. Contudo, com o WordPress, você precisará do seu próprio domínio e da sua própria hospedagem de sites.
Com milhares de temas e plugins gratuitos no WordPress, você pode manter o orçamento do seu site relativamente baixo. Contudo, se você decidir usar temas ou plugins premium do WordPress, os seus custos começarão a subir.
No final das contas, o WordPress é melhor em comparação com o Wix. Ele oferece um plano básico flexível com a adição da sua escolha de hospedagem, enquanto o Wix é limitada ao número de planos oferecidos no próprio site.
Vantagens do Wix e do WordPress
Agora que você conhece algumas das características do Wix e do WordPress, veja agora algumas considerações que podem ser levadas como vantajosas em cada uma destas plataformas.
Vantagens do WordPress
Existem vários motivos pelo qual o WordPress lidera com tanta vantagem entre os CMS no mundo inteiro, como por exemplo:
– É relativamente fácil de aprender para iniciantes, mas ainda oferece diversas opções avançadas para quem é mais experiente.
– Nível de personalização incomparável graças aos milhares de temas e plugins e pode ser uma plataforma de código-aberto.
– Muitas opções de ajuda para o gerenciamento de sua biblioteca de conteúdos.
– Controle quase total sobre segurança, performance e hospedagem.
Não é nenhum segredo que o WordPress é um pouco mais complicado de aprender nos primeiros dias. Mas se você não se importa em pesquisar em fóruns e seguir tutoriais, a flexibilidade do WordPress vai tornar a criação de seu site uma experiência sem igual.
Vantagens do Wix
Muita gente acredita que o Wix seja uma plataforma somente para iniciantes. Porém ela tem muito a oferecer atualmente, como:
– Facilidade de uso incrível.
– Construtor de sites altamente intuitivo para criação de sites atrativos e modernos.
– Segurança e performance.
– Bom nível de customização com integração de serviços externos.
Se você procura por uma plataforma que oferece simplicidade na criação e gerenciamento do site, nós recomendamos o Wix, principalmente se você é novo na área de criação de sites e tem um projeto simples em mente.
Considerações finais
Por fim, agora você já pode escolher qual seria a melhor plataforma de criação de websites para que você possa criar a sua página. Leve em consideração as suas particularidades e saiba onde você quer chegar com este seu novo site.
Está interessado na criação de site em WordPress? Entre em contato com a Projeto Web, agência de web com profissionais capacitados para construir e manter o seu site da melhor forma possível.