Uma das primeiras etapas na análise de conversão é determinar o que seu site precisa realizar.
Então, qual o papel do seu site no funil de vendas da sua empresa?
Se você administra uma loja de comércio eletrônico, por exemplo, seu objetivo é que os visitantes façam compras diretamente em seu site. E embora você precise de outro conteúdo em seu site para apresentar sua empresa e mostrar aos clientes em potencial como eles se beneficiarão de seus produtos, você deseja direcioná-los para as páginas de produtos.
Por outro lado, se você possui uma empresa local, o objetivo principal do seu site é convencer clientes em potencial a visitar seu local físico.
E embora os visitantes do site não possam se tornar imediatamente clientes on-line, você deve deixar claro que vale a pena conferir sua empresa – e também facilitar ao máximo a localização de seu endereço, horário e número de telefone.
Se você é uma empresa B2B (como WebFX), a função do seu site depende do seu setor. Na maioria dos casos, porém, serve para gerar leads por meio de formulários de contato ou telefonemas.
Comece com sua página inicial
Agora que você sabe o que seu site precisa realizar, é hora de integrar a conversão ao design da web.
Imagine que você é um visitante pela primeira vez no site da sua empresa.
Vá para sua página inicial e considere o que você faria. Se não houver uma chamada para ação (CTA) imediata , você provavelmente procuraria algo que parecesse interessante para clicar ou iria para outro site. E se houver um CTA, ele é atraente o suficiente para que você queira ouvir?
Esta é uma pergunta difícil de responder se você já passou muito tempo em seu site, então pode ser extremamente útil contar com a ajuda de alguém de fora da empresa, como um familiar ou amigo.
E se você realmente quer uma opinião objetiva, há muitos usuários no Fiverr que estão dispostos a testar sites por $ 5.
Seu site deve direcionar os usuários a agir imediatamente e, se isso não acontecer, é hora de mudar. Se você não permitir que seus visitantes saibam qual ação é essa, eles não saberão como fazê-la.
Adicione CTAs a todas as páginas
Além da sua página inicial, as outras páginas do seu site também devem conter CTAs.
Isso não significa que você deve adicionar um formulário de cotação gigante ao centro de cada um deles, mas os usuários não devem ter que navegar de volta à sua página inicial para executar a ação desejada. A melhor maneira de fazer isso é incluir um CTA em seu cabeçalho ou rodapé que vincule a uma página particularmente importante, como um formulário de contato ou produto mais vendido.
Dessa forma, não importa onde um visitante esteja em seu site, ele pode dar o próximo passo de forma rápida e fácil para se tornar um cliente.
Ao adicionar CTAs às suas páginas, é importante testar o que funciona e o que não funciona. Usando ferramentas como iturn, você pode executar testes A/B para comparar as taxas de conversão de diferentes páginas para ter certeza de que está usando as estratégias mais eficazes para o seu site.
Para obter mais informações sobre testes A/B, confira nosso guia gratuito para iniciantes com tudo o que você precisa saber.






